Você está aqui: Entrada > Espaço Atlântico 2020 > Prioridades

Prioridades

Com base nas principais necessidades e desafios identificados, a estratégia do programa assenta em quatro eixos prioritários:

  • Eixo prioritário 1: Promover a inovação e a competitividade visa responder ao desafio do crescimento inteligente da região do Atlântico através da promoção de intervenções que visam estimular a inovação em setores comuns identificados nas estratégias RIS3, nas quais o Espaço Atlântico demonstra ter vantagens competitivas comparativas.
  • Eixo prioritário 2: Promover a eficiência dos recursos através da promoção das energias renováveis e da eficiência energética e do apoio a iniciativas de cooperação transnacional orientadas para a introdução da ecoinovação e o crescimento da economia verde.
  • Eixo prioritário 3: Fortalecer a resiliência do território face aos riscos de origem natural, climática e humana para dar resposta à necessidade identificada de apoiar uma melhor gestão do ambiente, para que as autoridades regionais e as partes interessadas estejam mais bem preparadas para enfrentar os efeitos das alterações climáticas, focalizando-se nos riscos potenciais que afetam o território Atlântico.
  • Eixo prioritário 4: Reforçar a biodiversidade e o património natural e cultural para dar resposta à necessidade identificada de proteger o ambiente e promover a identidade cultural da região Atlântica, como um território de atratividade para as comunidades locais e visitantes.

Com base nestas 4  prioridades foram definidos 7 objetivos específicos:

Prioridade 1: Promover a inovação e a competitividade

Objetivo 1.1. – Melhorar a capacidade de inovação através da cooperação para fomentar a competitividade

Objetivo 1.2. – Reforçar a transferência de resultados de inovação para facilitar a emergência de novos produtos, serviços e processos

Prioridade 2: Promover a eficiência dos recursos

Objetivo 2.1. – Promover a energia renovável e a eficiência energética

Objetivo 2.2. – Promover o crescimento verde, a ecoinovação e a eficiência ambiental

Prioridade 3: Fortalecer a resiliência do território face aos riscos de origem natural, climática e humana

Objetivo 3.1. – Fortalecer os sistemas de gestão de riscos

 

Prioridade 4: Reforçar a biodiversidade e o património natural e cultural

Objetivo 4.1. – Promover a proteção da biodiversidade e os serviços de ecosistemas

Objetivo 4.2. – Valorizar os ativos e património natural e cultural para estimular o desenvolvimento económico

Acções do Documento
União Europeia