Você está aqui: Entrada > Newsletter > Newsletter > Espaço Atlântico Newsflash 2

Espaço Atlântico Newsflash 2

Dezembro 2012

Inquérito de preparação para o Programa Espaço Atlântico 2014-2020

Este ano, o Programa Espaço Atlântico começou a olhar para o futuro, o período 2014-2020, no âmbito da nova política de coesão e da Estratégia Europa 2020. Neste sentido, foi criado um grupo de trabalho específico, composto pelos 5 Estados Membros, que desenvolve atualmente os primeiros passos para a elaboração do novo Programa Operacional. Neste contexto, lançou-se um processo de consulta através de um inquérito dirigido aos stakeholders do Programa. O questionário é composto tanto por questões fechadas como abertas no sentido de identificar os desafios, as necessidades e o potencial das regiões do Espaço Atlântico. 

Responder ao questionário representa uma oportunidade para as organizações contribuírem ao processo de elaboração do Programa Espaço Atlântico 2014-2020.

SETADê o seu contributo respondendo ao inquérito online

Conference "Evaluating to Progress"Evento anual - Conferência: "Avaliar para prosseguir" 07.12.2012, Lisboa

O evento anual, sob o tema "Avaliar para prosseguir" é organizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Programa e de outros dois Programas de Cooperação Territorial (Transfronteiriço Portugal-Espanha e SUDOE). Conhecer e refletir sobre o presente e o passado para melhor preparar o futuro, será o tema da sessão. Dedicada à preparação de um novo ciclo de programação serão, por esta ocasião, apresentados os principais desafios nesta área de cooperação territorial europeia e realizada uma reflexão de balanço sobre a atual experiência de gestão. O evento contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional.

SETAInformações e inscrições


EM DESTAQUE

Em 2012, vários projetos terminaram o seu plano de atividades. Chegou o momento de avaliar os resultados, refletir sobre o valor acrescentado da cooperação e olhar para o futuro. Perguntámos aos nossos projetos quais são as suas conclusões.


ATCLUSTERS

ATCLUSTERS - CLUSTERS NO ESPAÇO ATLÂNTICO

As ações de benchmarking proporcionaram um amplo conhecimento do panorama Europeu dos clusters. O trabalho diário com os clusters das nossas regiões deu origem a um novo conceito: trabalhar com os clusters enquanto grupo com interesses comuns e soluções comuns.   

MAIS



AT-VENTURE

AT-VENTURE - MELHORAR OS MERCADOS DE CAPITAL DE RISCO NAS REGIÕES ATLÂNTICAS

A cooperação transnacional foi um fator chave no sentido de criar massa crítica para atrair investidores como foi o caso do Fórum Internacional AT-VENTURE e a Venture Academy.

MAIS



RETHE

RETHE - REPENSAR O EMPREENDEDORISMO

RethE tornou possível uma revisão muito detalhada dos esquemas de empreendedorimo mais relevantes em todo o Espaço Atlântico, bem como em outras áreas dinâmicas do mundo. Para este fim, a cooperação demonstrou ser crucial.

MAIS



ATLANTOX

ATLANTOX - TESTES AVANÇADOS SOBRE NOVAS TOXINAS NO ESPAÇO ATLÂNTICO

No projeto ATLANTOX, foram desenvolvidos estudos e identificação das toxinas marinhas que têm causado problemas para a segurança alimentar. Foram também elaborados métodos rápidos e alternativos de controlo das toxinas com base em anticorpos funcionais. 

MAIS




DORNA



DORNA - CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO MARÍTIMO TRADICIONAL E CONSTRUÇÃO NAVAL

O projeto destacou a importância da cooperação transnacional para resolver problemas comuns e criar projetos cujos objetivos são tão ambiciosos que os resultados só podem ser alcançados por este tipo de colaboração, que proporciona a massa crítica necessária de experiência e know-how.  

MAIS

Subscrever Newsflash
Acções do Documento
União Europeia