Você está aqui: Entrada > Newsletter > Newsletter > Bemvindo à primeira Newsflash do Espaço Atlântico!

Bemvindo à primeira Newsflash do Espaço Atlântico!

Setembro 2012

Como novo Presidente da Autoridade de Gestão tenho o prazer de apresentar o primeiro número da Newsflash, a nossa nova newsletter. Será publicada a cada dois meses para dar informações úteis sobre os projetos e apresentar as atividades mais relevantes da vida do programa. Encontrará aqui informações breves para uma rápida leitura, mas também pode encontrar uma análise mais aprofundada sobre os temas abordados. O formato escolhido é flexível, permitindo evoluir de acordo com as necessidades que possam surgir. Estou particularmente sensível à questão da comunicação dos projetos e das realizações do programa, pois considero que é fundamental demonstrar resultados tangíveis, assim como a forma como este programa transnacional contribui de forma concreta, para reforçar a coesão económica e social do Espaço Atlântico.

A primeira Newsflash aborda o tema da Economia Marítima, um sector-chave para o Espaço Atlântico. Cinco novos projetos serão financiados neste domínio, de acordo com a decisão do Comité de Acompanhamento do Programa. Esta é uma contribuição clara do programa para um setor mais capaz de promover o desenvolvimento económico sustentável. No contexto da atual crise económica, é fundamental demonstrar como a Cooperação Transnacional Europeia pode desempenhar um papel relevante para a estratégia "Crescimento e Emprego", dentro do Espaço Atlântico.

Carlos Neves

Presidente da Autoridade de Gestão

EM DESTAQUE 5 novos projectos para apoiar a Economia Marítima

Prioridade 1.2: Reforçar a competitividade e a capacidade de inovação nos nichos da economia marítima





LABELFISH - MELHORAR A RASTREABILIDADE DO MARISCO

Ninguém negará a importância de conhecer a qualidade do marisco que comemos e a sua proveniência!

LABELFISH incidirá precisamente sobre esta questão para ajudar o consumidor e as PME. Será criada uma rede para desenvolver uma estratégia comum para o uso de técnicas de análise harmonizadas para o controle genético de rastreabilidade e rotulagem do marisco.

    O que é a rastreabilidade?
    Benefícios para a cooperação
    Resultados
MAIS



ACRUNET


ACRUNET - INCENTIVAR A INDÚSTRIA SAPATEIRA

Muitos apreciam sapateira, a verdade é que este sector enfrenta uma forte concorrência externa e uma diminuição da procura, a cooperação transnacional europeia pode garantir a viabilidade económica e social da indústria europeia da sapateira.

     Importância da indústria da sapateira na região Atlântica
    Problemas encontrados pela indústria e a cooperação
    Resultados
MAIS



GEPETO

GEPETO - CONSTRUIR O FUTURO ECONÓMICO DA PESCA

A pesca, um sector chave da economia marítima, está em crise. GEPETO procura contribuir de forma muito concreta para ajudar este sector, definindo uma gestão a longo prazo na região Atlântica. Esta abordagem centra-se na gestão dos recursos, mas também na gestão socioeconómica da pesca, inclusive na rentabilidade e na competitividade das empresas, para construir um novo modelo sustentável e redefinir o futuro económico da pesca na área euro-atlântica.

    A pesca no Espaço Atlântico
    Resultados esperados
MAIS



MARNET

MARNET - DESENVOLVER DADOS SOCIO-ECONÓMICOS MARINHOS

Apoiar o desenvolvimento do sector marítimo no Espaço Atlântico é essencial. O objectivo de Marnet é analisar e valorizar os recursos marinhos disponíveis através da criação de uma rede socioeconómica que irá criar e colectar dados socioeconómicos marinhos comparáveis. Estes dados sectoriais específicos irão favorecer o desenvolvimento socioeconómico marinho no Espaço Atlântico.

    Importância dos dados sócio-económicos marinhos
    Resultados
MAIS



HARVEST


HARVEST ATLANTIC - REFORÇAR AS ECONOMIAS E OS RECURSOS MARITIMOS

O objectivo é aumentar a competitividade e as capacidades de inovação nos 4 subsectores da economia marítima: Biotecnologia e Nutrição; I&D+I em Técnicas de Navegação e Deslizamento; Indústria Haliêutica e Energia Marítima Verde. Neste sentido serão feitas uma identificação e uma troca de boas práticas e de soluções sustentáveis baseadas na inovação, diversificação e marketing para a economia marítima e os seus recursos.

    Importância das actividades marítimas na região do Atlântico
    Metodologia e resultados chave
MAIS


 MAIS NOVIDADES

    Siga-nos no Facebook e no Twitter
    O grupo de trabalho para a preparação do próximo período de programação 2014-2020 reuniu pela primeira vez no Porto
    Exposição do Programa Operacional Espaço Atlântico no âmbito do Fórum Atlântico “Recursos naturais costeiros e do mar profundo" – Açores, 21.12.2012
    Open Days - “Transformar a estratégia Atlântica em acções: quais as ferramentas? Financeiras e de Governo” – Bruxelas, 10.10.2012 / Exposição Programa Espaço Atlântico na Fundación Galícia Europe - Bruxelas, 9/10.10.2012

Subscrever Newsflash
Acções do Documento
União Europeia