You are here: Home > Program > Maritime Strategy for the Atlantic Ocean Area > Lisbon Atlantic Conference and Stakeholder Day

Conferência do Atlântico e Dia dos Stakeholders

28/29.11.2011, Lisbon (Portugal)

Pedro Passos Coelho - Portugal Prime Minister No contexto da Estratégia Europeia marítima para a Região Atlântica, e com o tema "Economia e Ciência Marítimas do Atlântico para um Desenvolvimento Sustentável da Europa", a Conferência do Atlântico, em Lisboa, pretendeu gerar uma discussão pública envolvendo a Governância dos Estados Membros, Regiões e Empreendedores e os Clusters da Ciência. Durante este acontecimento, a Comissão Europeia deu público conhecimento da "Comunicação sobre a Estratégia Marítima para a região Atlântica". A conferência também pretendeu gerar recomendações à Comissão Europeia tendo em vista a futura estrutura da rede do “Fórum do Atlântico”, previsto nessa estratégia. Este fórum irá desempenhar um papel significativo no apoio à Comissão Europeia para a preparação do Plano de Acção para a implementação da estratégia.

A sessão foi inaugurada pelo Presidente da República Portuguesa e contou com a participação do Primeiro-ministro de Portugal, da Comissária Europeia Maria Damanaki, de Secretários de Estado, do Parlamento Europeu, Embaixadores e outros representantes de alto nível dos diversos Estados membros. Esta conferência foi um sucesso com a participação de 1500 delegados representantes de todas as regiões atlânticas.

O evento foi um marco para o lançamento da Estratégia Atlântica com base na Comunicação da Comissão Europeia recentemente aprovada, a qual foi apresentada pela Comissária Damanaki. Todos os Estados Membros manifestaram o seu apoio e destacaram o papel crucial que o mar desempenha e desempenhará no desenvolvimento económico sustentável dos países atlânticos e da Europa.

O Programa Espaço Atlântico, representado pelo Presidente do Comité de Acompanhamento, salientou o papel importante do Programa no âmbito da estratégia através do capital de experiência e peritagem das suas parcerias de projectos de grande qualidade, que já trabalham nas áreas prioritárias definidas no documento da Comissão Europeia. A estratégia estará, indubitavelmente, na ordem do dia do Programa, os seus actores e stackeholders deverão envolver-se por sua vez na definição do papel que desejam desempenhar neste contexto e como pretendem influenciar o futuro do Programa para o período 2014-2020.

Toda a informação relativa ao evento encontra-se disponível no website da Conferência. 

Document Actions
União Europeia